terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fala cortada ou gagueira



Gaguejar em situações de estresse pode até ser normal, mas quando isso ocorre rotineiramente, em momentos também descontraídos, isso pode ser um problema!
A gagueira geralmente aparece ainda na infância e está ligada a diversos fatores como predisposição genética, fatores ambientais ou psicossociais.
Mas podem ficar tranquilos pois a gagueira tem cura. O tratamento na maioria das vezes é rápido e quanto antes iniciar-se o tratamento com um bom fonoaudiólogo, melhor.
Aproximadamente 1% da população mundial apresenta este problema da fala. E de acordo com a associação brasileira de gagueira, só no Brasil, são quase 2 milhões de pessoas que sofrem com esse distúrbio.
Mas, gagueira não pode ser um obstáculo na comunicação de ninguém pois um dos maiores mestres da oratória, o grego Demóstenes, sofria desse mal e colocava pedras na boca, quando discursava, para superar esse mal.
Outros grandes ícones que também utilizavam a voz como ferramenta de trabalho também eram gagos, como por exemplo o cantor Nelson Gonçalves e, pasmem, a grande estrela Marilyn Monroe também gaguejava, quando não estava representando. Quando ela deixava seu manto profissional e se transformava em uma pessoa comum, também era gaga.
Portanto, se você possui algum distúrbio na fala, este é mais um motivo pra encarar este desafio e se transformar em um grande orador! Mãos à obra!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fruto do pecado?



Rica em fibras, a maçã é um fruto antioxidante e capaz de reduzir a incidência de cáries e gengivites, além também de combater algumas inflamações nas vias aéreas. Ela é um excelente alimento para o cérebro pois possui ácido fosfórico, impede a formação de cálculos, é boa para auxiliar na digestão, controlar o colesterol e depurar o sangue. Acha pouco?
Então tá bom, tem mais ainda, ela ainda possui uma ação adstringente, além de tonificante, ajudando a limpar e cuidar das pregas vogais. Por isso, para melhorar a voz, coma sempre pelo menos uma maçã por dia!
Aguardem que logo tem vídeo novo no canal!!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Motivação para vencer!

Motive-se e seja um sucesso!



Olá! Muito obrigado por prestigiar o projeto FALAR BEM.
Para quem não connhece ainda este projeto, nós defendemos o direito de todas as pessoas que queiram aprimorar-se como seres humanos racionais de terem ferramentas de qualidade e a custos e mídias acessíveis para isso.
Procuramos trazer assuntos de relevância nas áreas de comunicação e oratória, neurolinguística, motivação pessoal e profissional e demais temas que possam oferecer um aprimoramento pessoal a todos que valorizam o pensamento não só como instrumento de trabalho mas também como algo inevitável para quem deseja ter sucesso em sua vida, seja profissional, amorosa ou simplesmente jogar um papo fora, tomando aquela cervejinha com os amigos.
A comunicação é e sempre foi a principal arma utilizada pelo ser humano para se destacar dos outros animais.
Uma palavra pode trazer um alento num momento de aflição ou causar uma guerra entre exércitos caso ela seja mal aplicada.
Quem souber articular bem seus pensamentos através das palavras, pode sobressair-se de um grupo de milhares de pessoas, podendo até liderar- lhes.
Uma ferramenta tão forte porém, deve ser utilizada com muita responsabilidade, pois como disse, palavras podem trazer paz, da mesma forma como podem trazer guerras.
E é lógico que as palavras ou a própria comunicação em si, são meras ferramentas que estão à disposição de nossa mente, para que esta possa se manifestar. Então, podemos perceber que isto é uma bola de neve pois para nos darmos bem em nossas vidas, seja de forma profissional ou seja pessoal, devemos saber utilizar de forma eficiente nosso dom da comunicação.
Mas, como nossas palavras e formas de agir estão diretamente relacionadas a como nossa mente está sadia e preparada para conduzir um bom raciocínio lógico, percebemos que tudo trabalha de forma sincronizada para que possamos ter uma boa comunicação e atingir nossos objetivos.
Então, para termos uma comunicação eficiente, devemos estar bem com a gente mesmo. Imagine uma pessoa sofrendo de depressão tendo que fazer um discurso num auditório para mil pessoas?
Mesmo que ela domine completamente o assunto e consiga levar a argumentação até o final da palestra, é muito provável que todos saiam de lá sem terem absorvido quase nada da mensagem que deveria ter sido transmitida.
Sem contar que vão achar aquele palestrante um verdadeiro saco e sem carisma nenhum.
Agora quantas vezes você se encontrou na situação em que o alto astral do professor, palestrante ou talvez um amigo que você estava conversando era tão envolvente que você acabou por absorver quase toda aquela aula chata de química, fazendo até começar a adorar aquela matéria que antes você odiava tanto.
Ou então aquelas vezes que você estava tão triste e chateado e recebeu um telefonema daquele amigo que têm uma energia tão boa em sua voz que ao final da conversa você já estava sorrindo e cantarolando alguma canção.
Um exemplpo melhor ainda para demonstrar essa sinergia que ocorre entre as pessoas é o caso do bocejo. Já perceberam como isso é contagiante? Quando em uma sala lotada, uma pessoa começa a bocejar, em efeito cascata, várias outras bocejam também.
Nós acabamos, mesmo que de forma inconsciente, sendo cúmplices das pessoas que estão ao nosso lado, compartilhando sensações e sentimentos, afinal somos seres humanos e consequentemente temos emoções, não é?
Vou confessar que já chorei várias vezes assistindo a novelas ou vendo filmes.
É muito engraçado como podemos compartilhar emoções com as pessoas que às vezes nem conhecemos.
Exatamente devido a esses fatores, que temos uma grande responsabilidade quando decidimos estar entre as pessoas, principalmente se devemos falar em público.
Como seres humanos e racionais, devemos trazer sempre boas energias para todos que estão ao nosso lado. Vocês já ouviram aquela frase que diz que semelhante atrai semelhante?
Então quando digo que temos a obrigação de sermos agradáveis com as pessoas é porque sendo agradáveis, iremos atrair pessoas agradáveis.
Um sorriso deve sempre atrair um outro sorriso, da mesma forma que um bocejo atrai outro.
Agora, você tem o direito de escolher estar entre pessoas agradáveis. Vou citar outro jargão popular que pode ser muito útil para ilustrar nossa situação.
Meu avô dizia que se você vive em terreiro de peru, não espere voar com águias.
Você deve sempre estar envolvido com pessoas que lhe fazem bem.
Esqueça aquele amigo que sempre te puxa pra baixo ou aquela tia que só sabe falar de doença. Falar de doença o tempo todo só deixa a gente mais doente ainda.
Palavras positivas atraem mais palavras positivas.
É a lei da ação e reação. Experimente dar um murro na parede de concreto com toda a força que você tiver. A mesma força aplicada, voltará em forma de energia contrária e irá machucar sua mão.
Portanto eu repito: quer ver um sorriso de alguém? Então sorria para esta pessoa pois se você xingá-la, com certeza a reação inversa também não será agradável.
Portanto, já que a base para ser uma pessoa de sucesso começa pela auto estima aumente sua auto estima, motive-se e obtenha sucesso!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Novidade!





Olá amigos, o primeiro vídeo já está quase pronto! E está ficando muito legal. Trarei uma breve pincelada no conceito de comunicação e motivação pessoal. O tema dos próximos vídeos já foi definido também:
* História da Oratória, eloquência e retórica;
* Ferramentas da Comunicação;
* Fala de improviso;
* Motivação para vencer;
* Exercícios vocais para melhorar e aprimorar a voz; e muitos outros temas importantes!

Aguarde!!!!