terça-feira, 25 de outubro de 2011

Fala cortada ou gagueira



Gaguejar em situações de estresse pode até ser normal, mas quando isso ocorre rotineiramente, em momentos também descontraídos, isso pode ser um problema!
A gagueira geralmente aparece ainda na infância e está ligada a diversos fatores como predisposição genética, fatores ambientais ou psicossociais.
Mas podem ficar tranquilos pois a gagueira tem cura. O tratamento na maioria das vezes é rápido e quanto antes iniciar-se o tratamento com um bom fonoaudiólogo, melhor.
Aproximadamente 1% da população mundial apresenta este problema da fala. E de acordo com a associação brasileira de gagueira, só no Brasil, são quase 2 milhões de pessoas que sofrem com esse distúrbio.
Mas, gagueira não pode ser um obstáculo na comunicação de ninguém pois um dos maiores mestres da oratória, o grego Demóstenes, sofria desse mal e colocava pedras na boca, quando discursava, para superar esse mal.
Outros grandes ícones que também utilizavam a voz como ferramenta de trabalho também eram gagos, como por exemplo o cantor Nelson Gonçalves e, pasmem, a grande estrela Marilyn Monroe também gaguejava, quando não estava representando. Quando ela deixava seu manto profissional e se transformava em uma pessoa comum, também era gaga.
Portanto, se você possui algum distúrbio na fala, este é mais um motivo pra encarar este desafio e se transformar em um grande orador! Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário