terça-feira, 1 de novembro de 2011

"Você entendeu ou quer que eu desenhe?" - Evite conflitos comunicacionais!



Quantas vezes você já não teve a vontade de falar a frase acima? A falta de qualidade na comunicação pode ocasionar muitas brigas e rancores. Para evitar esses desencontros, siga algumas sugestões apresentadas:

1- Geralmente, as pessoas não gostam de serem contrariadas quando apresentam as suas idéias. Então, nunca critique a idéia apresentada por alguém. Quando concordar com ela, concorde com veemência e entusiasmo, mas quando discordar, seja discreto, use menos veemência nas palavras e apresente seus argumentos se necessário e isso for trazer algum benefício à situação.

2- Nós nascemos com dois ouvidos e uma boca apenas. Então quando alguém estiver falando deixe sempre ele concluir seu raciocínio. Aprenda a ouvir sempre!

3- Mantenha sempre a sua postura atenta ao que seu interlocutor está dizendo.

4- Sempre olhe para os olhos da pessoa com quem está falando.

5- Apresente seu feedback da conversa para que a outra pessoa saiba se você está de fato entendendo o que ele diz. Acene com a cabeça e mostre sua compreensão da conversa ou a não compreensão do assunto.

6- Faça perguntas pertinentes ao assunto tratado para confirmar se de fato está seguindo a mesma linha de raciocínio.

7- E por fim, tenha sempre em sua mente que o fato de você compreender o que a outra pessoa está dizendo, não significa que você concorda com ela, mas que a comunicação foi eficiente entre vocês!

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