quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Dicas para a administração do tempo.
Por Renato Fridschtein
Você sabe: há sempre coisas demais a serem feitas e a gente pode errar nas prioridades. Veja aqui alguns truques para fazer primeiro aqueles 20% que acabam rendendo 80% dos resultados.
O tempo é o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Agora já passou e não tem dinheiro no mundo que possa comprar este minuto de volta. Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida.
Há diversos livros e cursos no mercado e este artigo é apenas uma introdução que, longe de esgotar o assunto, vai te dar os principais recursos para atingir seus objetivos.
Planejamento do tempo
Como sempre, a importância do planejamento não pode ser descartada. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos.
Agenda diária
Para planejar bem o seu tempo, desenvolva o hábito de manter uma agenda diária, faça assim:
No começo do dia, escreva uma lista de tudo o que quer realizar. Faça desta sua primeira atividade, antes de qualquer coisa. Tá bom, depois do café da manhã e de escovar os dentes :–)
No final do dia, veja tudo o que conseguiu fazer e transfira para o dia seguinte o que não foi feito.
Prioridades
É importante saber dar prioridade às ações. Para mim, há alguns fatores que influenciam minhas prioridades:
Prazo. A primeira coisa que levo em conta é a data de entrega de uma tarefa. Uso um truque que é programar cada coisa para dois dias antes da data final. Assim eu tenho tempo de rever as coisas antes da entrega. Nem sempre dá pra fazer isto, porque surgem imprevistos e coisas de ultima hora e até aquelas coisas “pra ontem”. Nestes casos eu observo:
Resultados. Procuro dar prioridade àquelas atividades que trarão o maior resultado. A “Regra de Pareto” diz que 20% do que fazemos traz 80% dos resultados, enquanto os outros 80% de atividades produzem 20% de resultados.
Procuro identificar os 20% melhores e delegar o restante. Pense nisto: às vezes vale mais a pena contratar alguém para resolver o que não traz tanto benefício, mas que igualmente precisa ser feito. Ex: ir ao banco, ao correio etc. Pode sair até mais barato.
Facilidade. O terceiro fator de priorização de atividades é a facilidade (ou dificuldade) que determinada ação representa. Eu tento realizar tudo o que é mais rápido e fácil antes, assim no final do dia terei realizado um monte de coisas.
O perigo é ir deixando coisas mais complexas para depois e acabar esquecendo, por isso que este é o terceiro fator e não o primeiro. Os prazos e os resultados têm um peso maior que a facilidade de execução.
Às vezes, quando percebo que alguma coisa vai ser complicada, vou fazendo um pouco a cada dia ou por outro lado, vou “quebrando” um problema difícil em problemas menores e mais fáceis de resolver. Cada pequena parte resolvida é uma parte do todo, assim, quase sem querer grandes obstáculos são ultrapassados.
Conjugando estes três ângulos você também pode estabelecer suas prioridades.
Lista Mestra
Uma lista mestra é a sua lista de afazeres. É a partir dela que você monta sua agenda diária. Veja como se faz – pegue uma folha de papel pautada (ou abra uma planilha) e faça as seguintes colunas:
Atividade, Prazo, Resultado, Facilidade, Prioridade, Completado.
O significado de cada coluna:
Atividade. O que deve ser feito;
Prazo. A data de entrega. Se não há data fixa defina uma, mas não deixe cair muito longe;
Resultados. Tente dar um nível de resultado esperado;
Facilidade. Dê um nível de facilidade. Pode ser fácil, médio, difícil ou 1,2,3,4,5. Enfim, você é que sabe;
Prioridade. Com base nas outras colunas você pode definir a prioridade de cada ação;
Completado. Nesta coluna você coloca uma marca em cada atividade concluída. Ao terminar uma ação você também pode riscar a linha, se preferir.
Quando uma nova atividade surgir, você deve colocar ela na lista mestra e (tentar) completar as outras colunas. Lembre–se. No começo do dia você examina sua agenda e atualiza sua listra mestra. No final do dia, repete a ação e planeja o dia seguinte.
Juntando tudo
Monte sua lista mestra e use–a para manejar a agenda diária. Tente por alguns dias e se você fizer tudo direitinho, vai acabar sendo conquistado por esta forma de trabalhar. Em pouco tempo, verá como fica fácil trabalhar assim e como você vai ficar orgulhoso com os resultados que vai alcançar.
Porque vai estar se colocando desafios e ultrapassando cada um deles, controlando seu tempo e sua vida. Comece hoje mesmo a planejar seu tempo e realize mais e melhor.
Fonte:
http://webinsider.uol.com.br/
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Em breve, novos vídeos - Aguardem!
Olá leitores do blog!
Estou preparando novos vídeos com temas muito legais! Como vocês sabem, trabalhar com eventos acaba consumindo todo nosso tempo, e quando vai chegando o final de ano então - parece que vamos ficar ainda mais loucos!
Mas estou preparando os roteiros com muito carinho!
Aguardem.
Já deu um beijo hoje?
Você quer ajudar no projeto Falar Bem?
Se você é Vlogger ou gosta de escrever sobre motivação, comunicação, oratória ou temas relacionados, contribua com nosso projeto!
Entre em contato pelo formulário no blog ou nos comentários abaixo.
Juntos somos mais fortes e podemos contribuir com nossa parte para o aperfeiçoamento e melhoria cultural das pessoas de nosso país.
Conto com você!
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Está estressado hoje?
Ninguém pode eliminar ou evitar o stress completamente. É a maneira do seu corpo se preparar para proteger a si mesmo do perigo, lutando contra ele ou fugindo dele.
É a interpretação de sua mente daquilo que está acontecendo na sua vida - tensão positiva ou tensão negativa.
Você deseja repetir experiências de tensão positiva porque elas o fazem sentir-se bem e também o motivam a alcançar seus objetivos pessoais ou profissionais.
Em vez de eliminar ou evitar o stress completamente, pratique a autoadministração (darei dicas para isso neste blog).
A tensão de uma situação é estritamente ligada à forma como você irá reagir à ela. Como você interpreta as suas experiências inclui suas reações de tensão a elas.
Todas as pessoas passam por situações que interpretam como ameaçadoras e é a sua capacidade ou falta dela para enfrentá-las que gera o stress.
Quanto menos você se sentir no controle dos acontecimentos, mais estressado se sentirá.
A administração do stress requer que você identifique que sentimentos você tem, quando e sob que condições.
Uma vez que você tenha estas informações, poderá tomar medidas para diminuir ou administrar o stress ou as condições que o provocam.
Você pode desenvolver planos de ação para conseguir o controle sobre as situações causadoras do stress. O que quer que o perturbe - o ambiente físico, suas relações interpessoais ou sua própria situação de vida -, tome uma medida corretiva. O pior caminho que se pode tomar quando se sente o stress é não fazer nada. A mudança no ambiente, a soloução de problemas com outras pessoas, o planejamento de sua própria vida, tudo envolve algum elemento de risco - o que provoca diferentes tipos de tensão -, mas, a não ser que assuma esse risco, estará prejudicando a sua vida.
Nas próximas postagens, trarei alguns exercícios para lhe auxiliar no controle do stress excessivo.
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Preciso de sua opinião!
Olá amigos! Coloquei ao lado uma pequena enquete onde preciso que vocês opinem o que mais pode ser útil para vocês.
Você pode votar em VÍDEO AULAS para que eu continue postando o material em vídeo ou você poderá votar em ÁUDIO BOOKS onde disponibilizarei o material em áudio para que você possa baixar e ouvir onde quiser.
Conto com sua ajuda!
domingo, 13 de novembro de 2011
Mensagem: Você é fruto de suas Escolhas!
sábado, 12 de novembro de 2011
Filtro Solar. Apenas para relembrar!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
O nosso sucesso depende da forma como pensamos.
A forma como pensamos no presente, é um fator determinante e intimamente ligado com nosso sucesso no futuro!
A maneira como você conversa consigo mesmo, cria uma imagem mental onde direciona seu subconsciente exatamente à figura que você criou de si mesmo.
Se você visualizar seu sucesso, seja ele profissional ou pessoal, mantendo a confiança em seu potencial, e principalmente, conhecendo esse potencial e finalmente canalizando esses fatores e sabendo se expressar para um grupo de pessoas, seu subconsciente será o seu melhor parceiro e lhe moverá em direção ao tão esperado sucesso!
Um dos poderes mais extraordinários da mente humana, é o poder da visualização. Se você tiver o hábito de visualizar-se falando ao público como um grande orador, seu subconsciente tomará isso como verdadeiro e direcionará, mesmo de forma inconsciente, você para essa finalidade.
Afinal, nós somos aquilo que pensamos!
Abraços a todos!
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Você fala como orador ou como ator?
Olá amigos e amigas do blog Falar Bem. Gostaria de trazer para vocês nesta postagem, uma matéria muito legal do professor Reinaldo Polito. Espero que gostem!
Grandes oradores são raros hoje. Quando se faz referência a alguém extraordinário na arte de falar em público, geralmente, são destacados antigos políticos como Carlos Lacerda ou Jânio Quadros. De novo, quase nada.
De vez em quando, surge um advogado criminalista que impressiona com sua eloqüência, como Waldir Troncoso Peres; religiosos que encantam os fiéis e arrebatam multidões, como o padre Marcelo Rossi ou o bispo Edir Macedo. E só.
Não que tenham desaparecido os bons oradores. Não que não possamos encontrar pessoas que saibam enfrentar e persuadir com competência uma platéia. Ao contrário, eles estão assomando as tribunas em número cada vez maior.
Entretanto, oradores marcantes, que fazem as pessoas mudarem compromissos ou se disponham a ouvi-los independentemente de qualquer outro programa que pudessem ter, escassearam muito nos tempos recentes.
Talvez a última grande novidade em oratória tenha sido o ex-deputado Roberto Jefferson. Ele apareceu como um furacão e conquistou uma legião de admiradores. Muitas pessoas ficaram tão empolgadas com seu desempenho diante dos microfones que me pediram que as ensinasse a falar como ele.
Como sua maior exposição ocorreu na época da CPMI dos Correios e das denúncias do esquema do mensalão, muita gente associou sua imagem com aquele triste momento da história do Brasil e deixou de observar sua excepcional capacidade de comunicação.
João Mellão Neto, extraordinário jornalista, disse em um de seus textos: "Assisti, por mais de três horas, ao depoimento do deputado Roberto Jefferson no Conselho de Ética da Câmara. Impecável. Nota 10 em postura, retórica, clareza de raciocínio, domínio da platéia. O professor Reinaldo Polito, grande mestre da oratória, haverá de me dar razão".
Sem dúvida o ex-ministro estava certo em sua avaliação. Mas, por que as pessoas ficaram fascinadas pela comunicação do ex-deputado petebista? Quais os aspectos da sua oratória o tornaram diferenciado e poderiam servir como exemplo para que você pudesse também aprimorar a comunicação?
Vamos começar pela voz de Roberto Jefferson. A voz tem ótimo timbre, é sonora, forte e muito bem articulada. A dicção é perfeita. Alterna a velocidade da fala e o volume da voz com naturalidade, produzindo um ritmo melodioso e agradável.
Sempre que encerra um pensamento faz pausas apropriadas, conseguindo assim valorizar as informações que transmitiu e permitir que os ouvintes tenham condições de refletir sobre a mensagem que acabou de comunicar.
Sabe ser agressivo quando enfrenta um adversário e mostra-se indignado ou se vale da ironia para se defender dos ataques que recebe. Recorre à voz para evitar os apartes quando os julga inconvenientes.
Outro aspecto que chama a atenção pela qualidade na comunicação do orador é o seu vocabulário. Roberto Jefferson jamais hesita quando precisa encontrar a palavra adequada para corporificar seu raciocínio.
A construção das frases é perfeita, sempre com começo, meio e fim. Não comete erros gramaticais grosseiros. Conjuga os verbos de forma correta e se preocupa em fazer com acerto as concordâncias.
Possui o automatismo da fala. Isto é, por causa das diversas atividades que exerceu ou ainda exerce como apresentador de televisão, advogado, político, está tão acostumado a falar em público que ao pronunciar a primeira palavra de uma frase, todas as outras aparecem automaticamente para concluir o pensamento.
Basta observar as diversas entrevistas que deu sobre o mesmo tema -algumas frases são exatamente as mesmas. Essa qualidade dá a ele fluência e muito desembaraço.
E talvez esteja na expressão corporal um dos pontos mais fortes da sua comunicação. Os gestos, o jogo fisionômico, especialmente o olhar, a forma como inclina o corpo para a frente durante o ataque, e recua para se defender ou refletir, são detalhes que trabalham em perfeita harmonia com a inflexão da voz e a mensagem. O conjunto é harmonioso e coerente.
Nenhum orador pode pretender sucesso se não tiver conteúdo. Roberto Jefferson navega com tranqüilidade sobre qualquer tema, seja assunto relacionado ou não à política. Sabe organizar os argumentos em uma ordenação lógica que desnorteia seus adversários.
Refuta as objeções contrárias como se soubesse com bastante antecedência o que as pessoas iriam dizer. Não deixa apartes ou ataques sem resposta. Sabe que do choque entre a tese e antítese irá prevalecer o que não for destruído, e que servirá como síntese, ou seja, sobrará para o julgamento.
Além de todas essas qualidades, fala com paixão, com envolvimento, com entusiasmo, com emoção. Em nenhum momento se expressa só por se expressar -demonstra de maneira evidente e bastante clara que a mensagem que está comunicando é relevante, e se é importante para ele, deve ser também para os ouvintes.
Mostra-se destemido e muito corajoso. Entretanto, embora possua todas essas qualidades, que constituem a aplicação prática dos conceitos teóricos da boa comunicação, só a história poderá dizer se ele é realmente um bom orador.
Na verdade, as únicas pessoas que podem dar essa resposta são ele próprio e aqueles a quem acusou. Por enquanto vamos nos ater apenas aos aspectos estéticos da comunicação, sabendo que alguém só poderá ser considerado um bom orador se o que diz estiver respaldado na ética e na verdade.
Faço a ressalva porque seus oponentes disseram que suas acusações são infundadas. Por isso se ele tiver sido verdadeiro, se as suas acusações encontrarem amparo na sinceridade, poderá ser considerado um dos melhores oradores que o Brasil já conheceu.
Se, por outro lado, alguma informação não tiver apoio na realidade dos fatos, poderá ser considerado apenas um bom ator. Como eu disse, só o futuro poderá nos dar a resposta.
SUPERDICAS DA SEMANA
- Fale com volume de voz adequado ao ambiente
- Alterne a velocidade da fala e o volume da voz para bom ritmo
- Tenha harmonia entre a expressão corporal, a inflexão de voz e a mensagem
- Ordene bem o pensamento, com começo, meio e fim
- Fale com emoção e envolvimento
- Saiba a diferença entre falar como orador e interpretar como ator
Para ver outras dicas entre no meu site
Livros de minha autoria que tratam desse tema: "Como falar corretamente e sem inibições", "Assim é que se fala" e "Superdicas para falar bem" (também em audiolivro), publicados pela Editora Saraiva
Reinaldo Polito é mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal. Escreveu 19 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares
Site: www.reinaldopolito.com.br
Fonte: http://economia.uol.com.br/planodecarreira/artigos/polito/2008/07/21/ult4385u74.jhtm
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Atitudes que fazem a diferença em sua carreira!
1- Coloque a ética em primeiro lugar. Não existe pessoa pior do que aquelas que querem levar vantagem em tudo.
2- Invista sempre em informação. Estude, leia, viaje, vá ao cinema. Não há como ser elegante sendo desinformado.
3- Adquira desenvoltura social. Jantares, coquetéis, almoços de negócios, feiras e exposições. Você não faz idéia de quantos pontos positivos conseguirá agregar à sua imagem profissional se conseguir se sair bem nessas situações.
4- Cuide da aparência. É extremamente difícil ter uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
5- Seja seletivo, não um preconceituoso. Não torça o nariz para tudo o que é novo ou diferente. O preconceito faz você perder oportunidades.
6- Saiba ser reverente sem ser subserviente. Hierarquia existe para ser respeitada, mas nunca confunda respeito ao chefe com bajulação.
7- Mantenha sempre o bom humor. Alto astral faz seu trabalho render e aparecer muito mais.
8- Seja cooperativo e não competitivo. Saiba trabalhar em equipe. Isso é uma qualidade cada vez mais valorizada atualmente.
9- Fuja das fofocas. Para fazer parte do time não é necessário compactuar com quem fala da vida alheia.
10- Gerencie seu estresse. Tenha sempre em mente que há vida fora do trabalho.
Pratique isso e obtenha ótimos resultados. Conhecimento só é poder quando deixa de ser teoria e vira realidade!
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Cuide de sua voz!
São inimigos número um de nossa voz:
1- Cigarro e qualquer tipo de substância psicotrópica podem aumentar o pigarro pois irritam a mucosa, sendo ainda muito prejudicial para as pregas vocais;
2- Bebidas alcoólicas também são grandes vilãs de nossa voz pois também irritam a mucosa além de mascarar faringites. As bebidas destiladas são ainda piores;
3- Evite as mudanças bruscas de temperatura pois isso é muito prejudicial. Também evite bebidas muito quentes ou muito geladas para não causarem um choque de temperatura no organismo;
4- Refluxo gástrico pode prejudicar muito a sua apresentação.Evite alimentos muito gordurosos ou ricos em cafeína;
5-Ambientes com ar condicionado são desaconselhados ou, quando não puderem ser evitados ( como na maioria dos casos ), esteja sempre com um copo de água ao seu lado, pois o ar condicionado deixa o ar completamente seco, ressecando toda a mucosa do trato vocal;
6- Gritar ou sussurar podem ser muito prejudiciais às pregas vocais, portanto, evite ao máximo;
7- Beba sempre muita água, de preferência em pequenos goles e na temperatura do ambiente. Isso mantém as pregas vocais hidratadas e consequentemente mais flexíveis;
8- Ingira pelo menos uma maçã por dia. Além de ser adstringente, ainda auxilia a exercitar a mandíbula e toda sua musculatura, facilitando na hora de articular as palavras.
Certos cuidados são muito importantes para que todos tenhamos uma perfeita saúde vocal.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
"Você entendeu ou quer que eu desenhe?" - Evite conflitos comunicacionais!
Quantas vezes você já não teve a vontade de falar a frase acima? A falta de qualidade na comunicação pode ocasionar muitas brigas e rancores. Para evitar esses desencontros, siga algumas sugestões apresentadas:
1- Geralmente, as pessoas não gostam de serem contrariadas quando apresentam as suas idéias. Então, nunca critique a idéia apresentada por alguém. Quando concordar com ela, concorde com veemência e entusiasmo, mas quando discordar, seja discreto, use menos veemência nas palavras e apresente seus argumentos se necessário e isso for trazer algum benefício à situação.
2- Nós nascemos com dois ouvidos e uma boca apenas. Então quando alguém estiver falando deixe sempre ele concluir seu raciocínio. Aprenda a ouvir sempre!
3- Mantenha sempre a sua postura atenta ao que seu interlocutor está dizendo.
4- Sempre olhe para os olhos da pessoa com quem está falando.
5- Apresente seu feedback da conversa para que a outra pessoa saiba se você está de fato entendendo o que ele diz. Acene com a cabeça e mostre sua compreensão da conversa ou a não compreensão do assunto.
6- Faça perguntas pertinentes ao assunto tratado para confirmar se de fato está seguindo a mesma linha de raciocínio.
7- E por fim, tenha sempre em sua mente que o fato de você compreender o que a outra pessoa está dizendo, não significa que você concorda com ela, mas que a comunicação foi eficiente entre vocês!
Assinar:
Postagens (Atom)